10 de mar de 2011

A Quem Deus Usa? - Parte 1

Segunda-feira/Noite


"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa,
povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou 
das trevas para a sua maravilhosa luz."
(1Pedro 2:9 - Nova Versão Internacional) 

    Há um chamado de Deus para que todos sejamos SACERDOTES.
    Mas por que muitos na vida da igreja não exercem o seu sacerdócio como está descrito na Palavra? 

"Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.
Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.
Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".
(Mateus 9:35-38 - Nova Versão Internacional) 

    Se de fato somos sacerdotes, e somos, por que Jesus continua dizendo que há poucos ceifeiros?? No verso 35 do Evangelho segundo Mateus, supracitado, é a manifestação prática do exercício do sacerdócio de Cristo!
   Quem são aqueles que de fato Deus usa? Deveriam ser TODOS, já que TODOS somos sacerdotes, não é mesmo?
    Somos tendenciosos a olhar para queles que falam bem, que são inteligentes e etc. Mas usando o texto que narra a vida de Davi e posteriormente Neemias, segue as características de quem Deus usa:
  • 1 Samuel 16:1-13
    Narra a história de que Deus havia rejeitado Saul, que era rei sobre Israel. Samuel, o profeta, estava com dó de Saul, pois temia sua própria vida, até que Deus ordenou que ungisse rei aquele a quem indicasse.
    
    A QUEM DEUS USA?
    No verso 6, Samuel ao ver Eliabe, o primogênito de Jessé, pensou que fosse o escolhido por Deus para ser o rei. Mas Deus não vê conforme os homens vêem:
O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". 
  (1Samuel 16:7 - Nova Versão Internacional) 

     O SENHOR OLHA PARA O CORAÇÃO!
     Deus usa algo que foge completamente da regra de homens: não se atenta para o que é visível aos nossos olhos. Somos levados a olhar para a aparência...os calados se escondem atrás do silêncio pra acoverdar-se de seu sacerdócio...Olhamos para nós mesmos a fim de fugirmos de nossa responsabilidade diante do Senhor, nos acomodarmos.

    Quem Deus escolheu? Jessé tinha oito filhos, e chamou sete deles para que Samuel visse. Deus não escolheu o mais velho, nem o mais forte, o mais bonito ou o mais valente..Deus escolheu aquele que ninguém escolheria!! O menor, o caçula, o que não deveria ser tão importante pois cuidava apenas das ovelhas de seu pai e nem foi solicitada a sua presença.

    Precisamos compreender bem o que Deus valoriza não é o que os homens valorizam. Deus olha para aquilo que os olhos humanos não podem ver: o Coração! 
  • 1 Samuel 17 
   Os filisteus juntaram-se para guerrear contra Israel, e levantou-se um guerreiro experiente em batalhas, com aproximadamente 3 metros de altura, só sua armadura pesava uns 60kg, ao qual ficou bradando por 40 dias desafiando os soldados israelistas para que escolhessem um a fim de lutar com ele e assim definir a guerra.
    Ocorre que, tanto Saul quanto seus soldados estavam apavorados de medo, inclusive os irmãos mais velhos de Davi. Eles estavam preocupados com sua própria vida: se iam matar ou morrer, a família, suas propriedades, seus bens...como ficariam caso morressem??.. Não pensavam nas coisas de Deus.
    Davi ia ao acampamento onde estavam seus irmãos, a fim de levar comida e obter notícias deles a mando de seu pai. Em uma de suas idas, ouviu Golias desafiar novamente os israelitas. Seu espírito ficou em chamas ao ouvir Golias afrontar o seu Deus!
    Ele estava qualificado apenas para levar mantimentos aos seus irmãos e recado ao pai, cuidar das ovelhas. Não tinha idade suficiente para ser um soldado, nem possuía qualquer experiência em guerra...

    ENTÃO COMO DEUS PODERIA USÁ-LO??

    Este era um homem diferente dos demais!! Os homens olham para aparência de Davi, mas Deus olhava o coração deste menino que, para defender as ovelhas de seu pai, matou um leão e um urso e não quis glória pra si.
Os homens de Deus não fazem para se aparecer, mas por Deus e para Sua glória.
    "Meu Deus está sendo ridicularizado por este Golias e eu não admito isso!", dizia Davi com sua postura.
    Davi sabia que não tinha força nem para usar a armadura do rei, mas também sabia que Deus irira dar a vida de Golias em suas mãos! Usou aquilo que ele tinha e sabia usar como pastor de ovelhas: cajado, pedras, a funda.

    Temos de ser como Davi: SIMPLES! Eu não posso dar aquilo que eu não tenho.

    Há loucura em usar coisas que não são convenientes para se usar em uma guerra contra um gigante! Mas é uma loucura de quem quer obedecer a Deus!

   => Você vai defender os interesses de Deus ou os seus próprios interesses?
   => Você tem pensado na sua própria vidinha?
   => Você tem tentado usar armas que não suas, como usar a Palavra sendo que nem lê a Bíblia?
   
    Só quem se sente capaz e insuficiente depende de Deus. Quantas vezes estamos atrás de mais e mais preparo a fim de atender aos interesses de Deus! Não passam de desculpas esfarrapadas, nos comportando semelhante àqueles soldados covardes. 
    Davi não conseguiu ficar passivo diante da afronta contra o Senhor seu Deus. 


   => Quantos "Golias" a serem derrotados em Ji-Paraná e demais localidades que têm afrontado o Deus vivo?


    Deus quer homens e mulheres que se disponham a defender Seus interesses nessa Terra. A minha preparação é pouca, mas minha disposição deve ser grande!
    Estamos em uma geração que admira Davi, contudo não querem se assemelhar a ele! Ao lermos Salmos vemos as orações de Davi e seu anseio pelo Senhor. Não vemos ele reivindicando nenhuma glória para si mesmo, apenas defendendo o nome do Senhor.

ONDE ESTOU POSICIONADO: JUNTO AOS SOLDADOS MEDROSOS OU AO MENINO DAVI?
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua contribuição compartilhando o que Deus falou com você é muito importante para edificação dos santos de Deus!